O que faz um Desenhista de Editorial
Profissionais exercendo a profissão de Desenhista de Editorial concebem e desenvolvem obras de arte e projetos de design, elaboram e executam projetos de restauração e conservação preventiva de bens culturais móveis e integrados. Para tanto realizam pesquisas, elaboram propostas e divulgam suas obras de arte, produtos e serviços.
Algumas das principais funções da profissão
- Coordenar equipes;
- Elaborar orçamentos e cronograma;
- Aferir padrão de qualidade do produto, da obra e da intervenção;
- Veicular produto ou obra na mídia eletrônica, impressa, televisiva;
- Cumprir normas e procedimentos de segurança;
- Participar do processo de gerenciamento de risco;
- Demonstrar capacidade de percepção;
- Expor em exposições, salões e espaços públicos;
- Definir perfil do público alvo;
- Identificar viabilidade do projeto;
- Definir fatores ambientais, espaciais, culturais, sociais e econômicos;
- Definir memorial descritivo;
- Contatar clientes;
- Participar de comissões de seleção de artistas, obras e produtos;
- Demonstrar acuidade visual;
- Propor soluções técnicas e tecnológicas para projeto de design, obra de arte e conservação-restauração;
- Colocar obras em coleções públicas e privadas;
- Pesquisar temáticas;
- Executar modelo, protótipo ou peça piloto;
- Prestar consultoria;
- Elaborar diagnósticos;
- Aplicar técnicas digitais;
- Elaborar material promocional;
- Apresentar proposta;
- Demonstrar capacidade de síntese;
- Pesquisar padrões de reprodutibilidade;
- Experimentar ideias;
- Formatar pedido do cliente;
- Conferir visibilidade a um impulso emocional e racional;
- Registrar etapas do processo criativo;
- Ministrar palestras, cursos e oficinas;
- Desenvolver embalagem para movimentação, manuseio e transporte de obra de arte , bem cultural e produto;
- Demonstrar criatividade;
- Avaliar pedido do cliente;
- Demonstrar capacidade de atenção;
- Estabelecer condições contratuais;
- Apresentar trabalhos em congressos, seminários;
- Identificar público alvo;
- Aplicar técnicas de modelagem bi e tridimensional;
- Participar de concursos;
- Promover eventos;
- Elaborar relatórios(dossiês);
- Participar de bancas e júris de exposições, concursos, etc...;
- Demonstrar habilidade motora fina;
- Determinar ideia ou conceito a ser adotado;
- Definir suportes e materiais a serem utilizados;
- Compor equipes;
- Identificar necessidades de outros especialistas envolvidos no processo;
- Definir técnicas de acabamento;
- Orientar profissionais sobre uso correto de equipamentos de segurança;
- Pesquisar literatura específica da área;
- Emitir parecer técnico;
- Avaliar ideias ou conceitos propostos;
- Elaborar livros, artigos, etc;
- Registrar patente ou direito autoral;
- Analisar material e técnicas;
- Interagir com instituições e profissionais da área;
- Identificar necessidades do público alvo;
- Demonstrar capacidade de imaginação espacial;
- Aplicar técnicas de gravura;
- Definir processos de produção;
- Identificar problema;
- Capacitar equipes;
- Controlar condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
- Experimentar materiais;
- Realizar pesquisas de mercado;
- Desenvolver soluções técnicas e tecnológicas para projeto de design, obra de arte e conservação-restauração;
- Participar de feiras;
- Solicitar parecer de outros profissionais;
- Interagir com outras linguagens (ilustração, multimídia, etc...);
- Comercializar produto, obra e serviços de conservação-restauração;
- Pesquisar história da arte, da técnica e dos materiais;
- Demonstrar afinidade com novas tecnologias;
- Definir padrão de qualidade do produto, da obra e da intervenção;
- Frequentar exposições e mostras;
- Definir metodologias e critérios;
- Definir tecnologias e materiais;
- Submeter projetos aos órgãos oficiais;
- Demonstrar habilidade manual;
- Configurar ideias em diferentes suportes;
- Elaborar plasticamente imagem surgida na elaboração da obra;
- Realizar pesquisa de campo;
- Aplicar técnicas de desenho;
- Realizar testes e ensaios nos materiais e produtos;
- Aplicar técnicas específicas pertinentes ao projeto;
- Trabalhar em equipe;
Onde o Desenhista de Editorial pode trabalhar
Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais os artistas visuais e os desenhistas industriais de produto, gráficos e de produto de moda têm em comum o processo de criação e a utilização de conjuntos de técnicas específicas às respectivas áreas de atuação. Diferem, basicamente, quanto à finalidade do trabalho: enquanto os artistas visuais criam e produzem peças únicas ou com tiragem limitada, em resposta a uma encomenda ou não, os desenhistas industriais respondem sempre a uma encomenda e estão voltados para a concepção de peças que serão produzidas em série. Já os conservadores-restauradores utilizam um conjunto de técnicas específicas para restauração de bens culturais. A forma de trabalhar também apresenta semelhanças e diferenças, a saber: os desenhistas industriais de produto, gráficos e de produto de moda e os conservadores-restauradores trabalham com supervisão ocasional enquanto os artistas visuais trabalham sem supervisão e em horários irregulares. Em todas as ocupações predominam os autônomos. Os artistas visuais trabalham de forma individual enquanto os desenhistas industriais em equipe multidisciplinar e os conservadores- restauradores podem trabalhar tanto individualmente como em equipe. No exercício de algumas atividades, os artistas visuais e os conservadores-restauradores podem trabalhar em posições desconfortáveis. Todas as ocupações estão sujeitas à exposição a materiais tóxicos.
Como trabalhar de Desenhista de Editorial
A formação requerida para os desenhistas industriais de produto, gráficos e de produto de moda, também conhecidos como designers, é o curso superior de Tecnologia na área ou bacharelado. No caso dos artistas visuais e dos conservadores-restauradores, a escolaridade não é requisito imprescindível. Há também profissionais de notório saber. Registra-se tendência de profissionalização na área das artes, sendo desejável qualificação formal ou informal. O desempenho pleno das atividades, para os artistas visuais, conservadores-restauradores, desenhistas industriais de produto e desenhistas industriais gráficos, ocorre com cinco anos de experiência profissional, enquanto que para os desenhistas industriais de produto de moda ocorre entre três e quatro anos.
Qual a formação mais comum para a profissão
A formação universitária mais comum para um Desenhista de Editorial é a formação em Design Gráfico para entrar e atuar no mercado de trabalho atual.
Quanto ganha um Desenhista de Editorial
O Desenhista de Editorial tem um salário inicial de R$ 1.390,22 podendo chegar a R$ 5.639,23 dependendo da empresa e do tempo de experiência do profissional na área, sendo que R$ 2.175,38 é a média salarial da profissão em todo Brasil.
O piso salarial médio do cargo fica em torno de R$ 2.817,14 de acordo com instrumentos coletivos registrados por sindicatos da categoria na plataforma Mediador - Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho da Subsecretaria de Relações do Trabalho - SRT (acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios que citam Desenhista de Editorial).
Qual a jornada de trabalho do Desenhista de Editorial
O Desenhista de Editorial trabalha em média 43 horas por semana (215 por mês) no mercado de trabalho do Brasil.